O que é Climatologia?

Olá pessoas. O estudo da climatologia é algo essencial para o desenvolvimento humano. Foi através da percepção das características que determinam o que é a climatologia que permitiu aos seres humanos se prepararem para o plantio, desenvolverem o planejamento urbano e se prepararem contra desastres da natureza.

Mas O Que é Climatologia?

Antes de definir o campo de estudo da climatologia, cabe definir alguns conceitos nebulosos na cabeça do leitor comum. Primeiro vamos conceituar alguns princípios básicos.

Tempo (weather) é o estado médio da atmosfera numa dada porção de tempo e em determinado lugar, de forma curta e momentânea. A ciência que se dedica a estudar o Tempo é a Meteorologia e o faz através das análises químicas, físicas e dinâmicas da interação do Tempo em determinado lugar, de forma momentânea, curta. Sabe a Previsão do Tempo que você assiste no Jornal? Pois é, é isso aí.

Clima é a síntese do Tempo em dado lugar durante um longo tempo, geralmente algo em torno de 30 a 35 anos para se ter uma boa base de estudos. A ciência que estuda o Clima é a Climatologia. Ela utiliza dados estatísticos para entender os fenômenos atmosféricos e suas ocorrências ao longo da história.

A Climatologia não vive sem a Meteorologia, pois precisa dos dados que são levantados ao longo dos anos pelos meteorólogos para realizar suas análises e estudos. Mas só a Meteorologia não responde as nossas necessidades porque ela não se propõe a estudar os fenômenos atmosféricos em larga escala e por muito tempo. Assim, o trabalho em conjunto das duas ciências se faz necessário.

Campos de Atuação

Vou citar alguns campos de estudo e atuação da climatologia e daí conseguimos perceber um pouco da importância desses estudos. Em qualquer uma delas seus cientistas podem tomar uma abordagem mais tradicionalista (estática), isto é, procurando descrever os padrões dos fenômenos e da distribuição temporal ao longo dos anos ou de forma mais moderna (dinâmica) dando ênfase na compreensão e explicação dos fenômenos.

Climatologia Regional é a descrição dos climas em áreas selecionadas da Terra. Pode ser desde grandes áreas da Terra, como um continente inteiro (macroclimatologia) até um bairro (microclimatologia). Já a Sinótica trabalha com os padrões de circulação de massas de ar atmosféricas predominantes em determinadas áreas. No campo de estudo Físico a climatologia investiga o comportamento dos elementos do tempo em termos da física focando na energia global e balanço hídrico da Terra.

Importância da Climatologia

Você consegue imaginar um fazendeiro conseguindo produzir na sua lavoura sem compreender os ciclos da natureza? Sem conhecer os períodos de chuva e estiagem? Ou se precisa fazer aquela reforma em casa, é melhor que seja feita fora do período de chuva. Ah, esses exemplos estão muito distante da sua realidade? Bem, podemos imaginar o quão difícil seria programar sua viagem favorita sem saber quando e onde faz calor. Imagina você indo para a praia sem conhecer as características do lugar?

A climatologia está em tudo, como podemos ver. Talvez você, como muitos brasileiros, não tenha percebido ainda porque fomos agraciados com uma terra de clima temperado, sem extremos ou outros fenômenos atmosféricos que podem ser catastróficos se não previstos. Algumas das poucas coisas que ainda vemos e sentimos seus pesados efeitos em nossa sociedade é o problema das chuvas. Vocês acreditam que se trata de fatalidade ou de “desastres naturais”? Bem, tirem suas próprias conclusões: hoje, a climatologia com seu arcabouçou teórico e equipamentos consegue predizer com certo grau de antecedência praticamente todos os fenômenos atmosféricos. Com isso nossos governantes poderiam elaborar planos preventivos e de contingência para proteger a população.

Mas, né… são “desastres naturais”. Fica a seu critério 😉

RESUMO

REFERÊNCIA

ALMEIDA, Hermes. Climatologia Aplicada. 1º Edição. Paraíba: EDUPEB. 2016.

Deixe uma resposta